quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Produções Poéticas


Grupo de Formadores cantando a paródia "Minha coluna não deixa não" produzida por Carmem Cleide, na formação em João Pessoa. O texto expressa um diálogo entre a formadora e o professor Cristiano, da cidade de Nazarezinho!

Minha coluna não deixa não

(Música I)       Minha mulher não deixa não       Reginho e Banda Surpresa

 

Ei! Vem me buscar? Não posso, não.
Não vem por quê? Tem carro não.
Tu vens de moto? Han, han.
Não vens por quê?


Vou não, quero não, posso não,
Minha coluna não deixa, não.
Não vou não, quero não. (3 x)


Ei! E o Encontro, não vai sair?
Vem pro contorno, de moto te pego lá.
Assim não vai dar, minha protusão vai me aleijar! Venha!


Vou não, quero não, posso não,
Minha coluna não deixa, não.
Não vou não, quero não. (3 x)


Ei! Me deixaram na mão!
E aí? Vai vir de quê?

Vou de táxi, em São Gonçalo fico lá!
Espero tu? Ou não vou não?
Tu vens ou não?


Vou não, quero não, posso não,
Minha coluna não deixa, não.
Não vou não, quero não. (3 x)




 Aqui a paródia em resposta!


Vou, sim, quero sim, posso sim, com o Ukinha foi assim

(Música II)     Vou Sim Quero Sim Posso Sim         Gusttavo Lima


Carmem - ei estou no táxi já vou sair!

Cristiano - ó já arrumei um carro pra lhe trazer

Carmem - muito obrigada. Está ok!

Cristiano - eu vc já está aí, o seu Paulinho não quer me atender

Carmem - ele não vem me buscar?

Cristiano - vou continuar tentando, espere ai

Carmem - não vem por quê?  

Cristiano - eu vou conseguir

Carmem - Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.
Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.

Cristiano - Êh mulher pega um táxi na estrada

Carmem - Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.
Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.

Carmem - Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.
Vou não, quero não, posso não, minha coluna, não deixa não,
Não vou, não quero não.

Cristiano - ei o marido de Rogenia vai te pegar de carro aí
Vamos te esperar aqui, a gente não vai sair da sala não.
E ai, tu tá aonde? Não tenha medo de ficar aí.
Vou não, posso não, não consigo carro não,
Não vou não, tem como não.
Vou não, quero não, posso não, aqui me deixaram na não,
Não vou, não quero não.

Carmem - Vou não, quero não, posso não, ficar aqui sozinha não, posso não,
Não vou, não quero não.
Vou não, quero não, posso não, ficar aqui sozinha não, posso não,
Não vou, não quero não.

Carmem -  Rogenia, estou com medo, vem me pegar!

Rogenia - o carro já ta chegando.

Carmem - aqui tudo está deserto não há barulho por cá.
Cadê tu? Vou começar a andar neste estradão!

Rogenia -Ei?

Carmem - tu vens ou não.

Rogenia - logico que vô
Vou, sim, quero sim, posso sim, meu marido foi por mim
Vô descer, vô te esperar por aqui

Carmem - Vou, sim, quero sim, posso sim, com o Ukinha  foi assim
Vô vencer, vô prosseguir

Carmem - Vou, sim, quero sim, posso sim, com o Ukinha  foi assim
Vô escrever tudo isto aqui!

Cristiano - E ai? Chegou com ânimo?

Carmem - Rapaz vamos aproveitar bem esta tarde, sem o projeto vocês não saem não

Todos os professores - Já estávamos lhe aguardando bem dispostos a estudar para usar o Ubuntuca no projeto!

Carmem - Quando chegar amanhã "vocês" irão o projeto aplicar! Vamos lá!

************************************************************************

 UM  OLHAR  SOBRE  O   UCA  NO  SERTÃO  DA  PARAÍBA
         I
Caro amigo vou contar
como me envolvi no UCA,
já nos seus dias finais
uma equipe corajosa
resolveu impulsionar
os seus batimentos cardíacos
para o ressuscitar!
         II
No dia 13 de agosto
começamos esta luta
de forma brava e competente
fomos nos envolvendo no UCA
motivando os professores
a fazer parte do time
com o reforço de suas turmas.
         III
Vestidos na camisa do Projeto_
Um computador por Aluno
passamos a costurar
ideias, recursos e sonhos
desenvolvemos atividades
listamos sugestões e possibilidades
e nos enchemos de planos.
         IV
Divididas as equipes
continuamos nossa jornada
visando despertar os professores
para o uso de uma potente arma,
as TIC na Educação que
além de poderem vencer trevas
podem ajudar a ganhar muitas batalhas!
         V
Estas tecnologias não serão a panacéia
para os males do ensino
nem as deficiências do aprender,
mas se bem gerenciadas
podem reluzir uma forte luz,
gerar inúmeras ferramentas
e riquíssimas fontes do saber.     
         VI
Sair do confortável mundinho
adentrar no mundo globalizado
causa medo e até pânico,
deixa o professor preocupado
mas não podemos fugir disso_
eis o desafio está lançado
e o nosso plano de trabalho projetado!
         VII
É plano daqui e dali
é viagem de ida e volta
longos caminhos percorridos,
muitas dúvidas temporárias
e quantas certezas provisórias
que parecem ser eternas
com as limitações do Metasys que são notórias!
         VIII
No dia 13 de Setembro
Boas Novas nós ouvimos:
O UCA fará um transplante
receberá um coração mais potente,
saudável e funcional
dar-lhe-á mais vida útil
e nos livrará do X constante, o seu maior mal!
         IX
Os Professores vibraram
beneficiados fomos nós
com os recursos do UBUNTU e
conhecer os seus aplicativos
passou a ser tarefa de cada um,
mas “a alegria é para todos”
diz o significado de UBUNTU (Eu sou, porque nós somos!)
         X
Como crianças levadas
com um cesto cheio de doces
pegamos o ônibus de volta
a estrada era o esboço
tantas ideias fluíam,
projetos e muitos planos
8 horas passaram rápido, foi um colosso.
         XI
No plano de aula real
vieram alguns desencantos
dificuldades emergentes
de um rico castelo de sonhos
momentos de apreensão
mas que paulatinamente
estamos vencendo sem espanto!
         XII
Passamos a usar
a Matemática da Vida:
Somamos esforços,
subtraímos obstáculos
dividimos preocupações
e multiplicando as boas idéias,
esperamos ter um resultado positivo.
         XIII
Muitas sementes plantadas
com projetos e ações novas,
os professores sobrecarregados
mas prometem escrever esta história
inovando a sua prática pedagógica
melhorando o saber de sua gente
rompendo os muros da Escola.
         XIV
A Escola Amélia Maria Sarmento
em Nazarezinho nasceu,
cidade de nomes importantes
que Suas Memórias escreveu
no livro Um Olhar da Estrada,
um presente que à sua terra deu!
         XV
uma popular da cidade
que prestou-lhe homenagem
e hoje está em toda parte
“Na cabeça do Povo”_curta metragem
que exibiu o Nordeste
         XVI
Ficou curioso, quer saber mais
convido-lhe até o Sertão descer
está quente é bem verdade
pouca água também tem
mas o povo que lá está
a todos recebem bem,
que tal ir lá constatar?
         XVII
No próximo Encontro eu conto
tudo que fizermos acontecer
no torrãozinho hospitaleiro
que está esperando você
para conhecer a sua história
e ajudá-la a escrever
fazendo parte do UCA para a PB ver!


Autora: Carmem Cleide Alves de Andrade


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Colegas!

    Leiam a poesia e as paródias. Depois apreciem na aba "Vídeos" o filme da paródia "Minha coluna não deixa não" ao som da Banda Xiss, da cidade de Catolé do Rocha, a quem agradeço na pessoa de Marcondes Alves Mascarenhas e do cantor Josimar Henrique. Agradeço especialmente a radialista Nádja Régia da Panorama FM de Catolé do Rocha, minha querida mana!

    Obrigada a todos que participaram de forma ativa ou não desta história, inclusive o então Secretário de Educação da cidade de Nazarezinho e professor da Escola Amélia Maria Sarmento, Cristiano Marcelo de Lima, com quem tive o diálogo que deu origem à criação poética.

    Meu agradecimento sincero a todos vocês!!!

    ResponderExcluir