domingo, 25 de novembro de 2012

Apresentação do Projeto



E.M.E.I.E.F. AMÉLIA MARIA SARMENTO
PROJETO - UCA NAZAREZINHO - PB

            O Projeto UCA - Um Computador por Aluno, idealizado pelo Ministério da Educação tem como objetivo maior garantir ao aluno da escola pública brasileira o acesso aos meios tecnológicos de Educação, caminhando para a inclusão social e digital desses alunos.
O programa no Estado da Paraíba, assim como nos demais, já se encontrava em fase de conclusão. No entanto, por questões administrativas, alguns Municípios apesar de aderirem ao programa, não conseguiram executá-lo, o que proporcionou grande déficit na aprendizagem dos alunos. É o caso do Município de Nazarezinho - PB.
            Na Escola Amélia Maria Sarmento os computadores haviam chegado há dois anos, no entanto permaneceram encaixotados e distantes do seu objetivo maior: alcançar o aluno na sala de aula. Isso aconteceu por causa da ausência da formação que iria viabilizar a aprendizagem primeira do professor e, em seguida, do aluno. Com medo da nova ferramenta tecnológica, sem o conhecimento adequado, nosso professor optou pelo terreno cômodo da velha didática e não ousou arriscar-se aos novos chamados da aprendizagem.
            Com a nova chamada desses Municípios realizada pelo MEC/Undime-PB foi possível recuperar o Projeto UCA e deixar Nazarezinho ao passo dos demais que fizeram a formação anteriormente.
            Desse modo, o curso foi realizado no período de agosto a dezembro de 2012 (cinco meses). Devido ao pouco tempo, os encontros foram planejados de modo que se tentasse potencializar ao máximo suas atividades, e isso gerou um forte comprometimento dos professores com a capacitação.
            O resultado foi à percepção pelo grupo em geral de uma nova e mais significativa prática pedagógica. Maravilhados com a possibilidade de trabalharem na sala de aula com computadores, os professores sentiram que poderiam que conseguiriam acompanhar esse movimento tecnológico que os tem soterrado paulatinamente nas didáticas antigas. E por outro lado, o aluno que passou a sentir a Escola mais atrativa, a aula mais dinâmica, o professor mais próximo e a aprendizagem mais significativa.
            Esse objetivo foi possível de ser alcançado através da formação realizada com todos os professores da escola, onde se teve a oportunidade de conhecer a ferramenta e o mais importante: saber como utilizá-la junto aos alunos, em suas atividades pedagógicas.
            Desse modo, a formação foi organizada em duas etapas básicas: na primeira, deu-se enfoque ao conhecimento técnico do Uca e suas inúmeras possibilidades de utilização na sala de aula para desenvolvimento dos conteúdos de acordo com a série específica. Aqui, o professor, de posse do computador pôde fazer a varredura das ferramentas disponíveis: editores de texto, de planilhas, desenho, jogos, recursos de mídia, etc. Era possível acompanhar o deslumbramento daqueles profissionais ao aprenderem gerenciar determinado recurso, como se uma criança estivesse aprendendo a ler.
            Num segundo momento, passou-se a trabalhar com Projeto de Aprendizagem: após discussão e escolha em conjunto de um tema geral e necessário à Escola e a sua comunidade, os professores se subdividiram em equipes de acordo com a série/ano ministrados e escolheram uma "ramificação temática", orientados pelos conteúdos do ano em que lecionavam.
            
A temática geral foi "O meio ambiente" e os subtemas ficaram assim organizados:

ANO/SÉRIE
PROFESSORES
TEMA
OBJETIVO
Educação Infantil
Tania, Vera
Fátima e
Márcia
Terra, ar e água
Compreender a água como recurso natural escasso do planeta e desenvolver uma consciência do seu uso responsável.

1º ano

Rogenia e Nisse

As quatro estações

Identificar as quatro estações do ano com enfoque naquelas que fazem parte da nossa região e a sua caracterização no meio ambiente.

2º ano

Graça, Lourdes e Francinete

Os seres vivos

Reconhecer os seres vivos como parte integrante do meio ambiente e refletir sobre a sua atuação naquele espaço.

3º ano

Nivânia, Zilda e Auxiliadora

Reciclagem

Identificar técnicas de reciclagem e conscientizar -se da sua importância na manutenção de um meio ambiente saudável.

4º ano

Soraia e Dolores

A água

Desenvolver uma consciência positiva em relação à utilização da água.

5º ano

Sandra e Regina

Desenvolvimento sustentável

Desenvolver conceitos básicos acerca do desenvolvimento sustentável.

EJA

Marineide e Cristiano

Poluição ambiental

Desenvolver uma postura de preservação do meio ambiente.

AEE

Dailna, Fábia e Cynara

Amigos do meio ambiente

Conscientizar-se sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do meio ambiente.
           
ANO 2012

Um comentário:

  1. Prezada Gestora da Escola,

    Meu nome é Patrícia Silva e sou coordenadora de avaliação do Projeto UCA/PB, estou precisando entrar em contato com e refereida escola e não estou conseguindo o telefone que possuo não atende, deixo meu e-mail e solicito com urgência manter contato, pois e equipe de avaliação estará visitando sua escola agora no mes de dezembro para aplicação de questionários.

    Atenciosamente,

    Patrícia Silva
    e-mail: silva_493@hotmail.com

    ResponderExcluir