E.M.E.I.E.F. AMÉLIA MARIA
SARMENTO
PROJETO - UCA NAZAREZINHO - PB
O Projeto UCA - Um Computador por
Aluno, idealizado pelo Ministério da Educação tem como objetivo maior garantir
ao aluno da escola pública brasileira o acesso aos meios tecnológicos de Educação,
caminhando para a inclusão social e digital desses alunos.
O
programa no Estado da Paraíba, assim como nos demais, já se encontrava em fase
de conclusão. No entanto, por questões administrativas, alguns Municípios
apesar de aderirem ao programa, não conseguiram executá-lo, o que proporcionou
grande déficit na aprendizagem dos alunos. É o caso do Município de Nazarezinho
- PB.
Na Escola Amélia Maria Sarmento os
computadores haviam chegado há dois anos, no entanto permaneceram encaixotados
e distantes do seu objetivo maior: alcançar o aluno na sala de aula. Isso
aconteceu por causa da ausência da formação que iria viabilizar a aprendizagem
primeira do professor e, em seguida, do aluno. Com medo da nova ferramenta
tecnológica, sem o conhecimento adequado, nosso professor optou pelo terreno
cômodo da velha didática e não ousou arriscar-se aos novos chamados da
aprendizagem.
Com a nova chamada desses Municípios
realizada pelo MEC/Undime-PB foi possível recuperar o Projeto UCA e deixar
Nazarezinho ao passo dos demais que fizeram a formação anteriormente.
Desse modo, o curso foi realizado no
período de agosto a dezembro de 2012 (cinco meses). Devido ao pouco tempo, os
encontros foram planejados de modo que se tentasse potencializar ao máximo suas
atividades, e isso gerou um forte comprometimento dos professores com a
capacitação.
O resultado foi à percepção pelo
grupo em geral de uma nova e mais significativa prática pedagógica.
Maravilhados com a possibilidade de trabalharem na sala de aula com computadores,
os professores sentiram que poderiam que conseguiriam acompanhar esse movimento
tecnológico que os tem soterrado paulatinamente nas didáticas antigas. E por
outro lado, o aluno que passou a sentir a Escola mais atrativa, a aula mais
dinâmica, o professor mais próximo e a aprendizagem mais significativa.
Esse objetivo foi possível de ser
alcançado através da formação realizada com todos os professores da escola,
onde se teve a oportunidade de conhecer a ferramenta e o mais importante: saber
como utilizá-la junto aos alunos, em suas atividades pedagógicas.
Desse modo, a formação foi
organizada em duas etapas básicas: na primeira, deu-se enfoque ao conhecimento
técnico do Uca e suas inúmeras possibilidades de utilização na sala de aula
para desenvolvimento dos conteúdos de acordo com a série específica. Aqui, o
professor, de posse do computador pôde fazer a varredura das ferramentas
disponíveis: editores de texto, de planilhas, desenho, jogos, recursos de
mídia, etc. Era possível acompanhar o deslumbramento daqueles profissionais ao
aprenderem gerenciar determinado recurso, como se uma criança estivesse
aprendendo a ler.
Num segundo momento, passou-se a
trabalhar com Projeto de Aprendizagem: após discussão e escolha em conjunto de
um tema geral e necessário à Escola e a sua comunidade, os professores se
subdividiram em equipes de acordo com a série/ano ministrados e escolheram uma
"ramificação temática", orientados pelos conteúdos do ano em que
lecionavam.
A temática geral foi "O meio
ambiente" e os subtemas ficaram assim organizados:
ANO/SÉRIE
|
PROFESSORES
|
TEMA
|
OBJETIVO
|
Educação
Infantil
|
Tania, Vera
Fátima e
Márcia
|
Terra, ar e água
|
Compreender a água
como recurso natural escasso do planeta e desenvolver uma consciência do seu
uso responsável.
|
1º
ano
|
Rogenia e Nisse
|
As quatro estações
|
Identificar
as quatro estações do ano com enfoque naquelas que fazem parte da nossa
região e a sua caracterização no meio ambiente.
|
2º
ano
|
Graça, Lourdes e
Francinete
|
Os
seres vivos
|
Reconhecer
os seres vivos como parte integrante do meio ambiente e refletir sobre a sua
atuação naquele espaço.
|
3º
ano
|
Nivânia, Zilda e
Auxiliadora
|
Reciclagem
|
Identificar
técnicas de reciclagem e conscientizar -se da sua importância na manutenção
de um meio ambiente saudável.
|
4º
ano
|
Soraia
e Dolores
|
A
água
|
Desenvolver
uma consciência positiva em relação à utilização da água.
|
5º
ano
|
Sandra
e Regina
|
Desenvolvimento
sustentável
|
Desenvolver
conceitos básicos acerca do desenvolvimento sustentável.
|
EJA
|
Marineide e
Cristiano
|
Poluição
ambiental
|
Desenvolver
uma postura de preservação do meio ambiente.
|
AEE
|
Dailna,
Fábia e Cynara
|
Amigos
do meio ambiente
|
Conscientizar-se
sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação
do meio ambiente.
|
ANO 2012
Prezada Gestora da Escola,
ResponderExcluirMeu nome é Patrícia Silva e sou coordenadora de avaliação do Projeto UCA/PB, estou precisando entrar em contato com e refereida escola e não estou conseguindo o telefone que possuo não atende, deixo meu e-mail e solicito com urgência manter contato, pois e equipe de avaliação estará visitando sua escola agora no mes de dezembro para aplicação de questionários.
Atenciosamente,
Patrícia Silva
e-mail: silva_493@hotmail.com